sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Historinhas pescadas nas falas de crianças - a estreia!

há alguns anos, quando aqui em casa só tinha o grandinho, ganhei um livro e me apaixonei pelo autor: Manoel de Barros! um livro chegou a mim pelas mãos de uma grande amiga. a gente sentava no chão da varanda de casa e conversaaava. horas a fio. de quando em quando ela aparecia e a gente ficava olhando os urubus voando, era nosso anfiteatro. veio daí minha paixão por eles. veio daí também o livro que ganhei: Compêndio para Uso dos Pássaros - para dar um fundo ainda maior ao nosso anfiteatro, ela escreveu. 

o primeiro capítulo é De Meninos e Pássaros e a primeira poesia, Poeminhas Pescados numa Fala de João. como não gostar logo de cara? 


"Vento?
Só subindo no alto da árvore
que a gente pega ele pelo rabo..."
deste livro mesmo,  na página 13.

o grandinho já pegou muito vento pelo rabo!

então. parafraseando o querido Manoel, está criada a série: histórinhas pescadas nas falas de crianças. 

histórias não só das crianças daqui, mas crianças que cruzam meu caminho pelo mundo afora. histórias não só de hoje, mas também antigas: lembranças.

quem quiser colaborar, vai ser um prazer!

e como homenagem ao grandinho, a primeira história foi pescada na fala dele, quando tinha três ou, quem sabe?, quatro anos e a contou para a vovó:

***

eu tava de motoca descendo o morro lá de casa e fui descendo. fui ficando rápido, bem rápido!

ah é? e como você parou? a vovó perguntou.

ah, eu parei bem caído!



Nenhum comentário:

Postar um comentário